Sobre nós
Sobre nós
No ano de 2019, ao refletir sobre sua jornada cultural, Jade Lyrio passou a compreender que tudo o que vinha desenvolvendo em coletivos culturais desde 2010 não era apenas um hobby ou uma idealização pessoal, mas sim uma habilidade de planejamento, articulação e execução. Durante a pandemia, dedicou-se a estudar os processos de produção por meio de cursos e formações oferecidos online pelo Sesc, SMC e outras instituições. Esse período de aprendizado a fez perceber a necessidade de assumir seu trabalho de forma profissional.
Em 2020, iniciou seu primeiro projeto como produtora artística/executiva de forma oficial do artista Eduardo Dialético, liderando o processo de uma bela campanha de lançamento de seu primeiro livro. Essa iniciativa desdobrou-se em diversas ações, incluindo lançamento online, publicações em revistas, web series, documentários, videoclipes e, após a pandemia, uma circulação por diversos espaços culturais com rodas de conversa, exibições de documentários e vivências em danças urbanas.
Apesar de se sentir realizada com o sucesso de sua primeira empreitada como produtora, Jade nutria um desejo genuíno de planejar e executar um projeto idealizado por ela mesma. Foi então que, diante das circunstâncias, surgiu a oportunidade de escrever "Nas Batalhas", fruto de um processo de orientação em produção cultural para artistas do território. O objetivo era permitir que as orientações fossem colocadas em prática, garantindo recursos para a continuidade de novos projetos. Hoje o "Nas Batalhas" realiza diversas eventos com foco em danças urbanas pelos SMC, Sescs e representação de marcas.
Além do seu principal projeto ela realiza outros produções artísticas e executiva. Atua no Grupo Sambiral com dança, produção e ainda permanece atuante em seu território com ações socio-cultural.
Eduardo é arte-educador no melhor sentido da palavra, graduado em Pedagogia na Faculdade Zumbi dos Palmares e formado no Curso Técnico em Dança pela ETEC de Artes. Estuda a cultura Hip Hop desde dois mil, sendo que nos últimos anos tem desenvolvido pesquisa sobre as potencialidades da cultura Hip Hop no processo de aprendizagem socioeducativa enquanto uma linguagem afro diaspórica. Atuado como orientador socioeducativo na area social desde 2006.
Além de ser Artista da Dança é formador de profissionais na mesma área atuando em coletivos, Cias e escolas de dança. Desenvolveu trabalhos em performances autorais como: “Meu dia é assim”, “Violência Konquix” e “Torto” circulando pelo C.E.Us, F.A.Z.P. e eventos de Danças Urbanas. Fez parte de produções cênicas em diferentes grupos como Ritmos Base, Animatrix, Soul Dip e o mais recente trabalho "Esquina" no Fragmento Urbano.
Escritor, contribuindo com seus textos para blog, revista e coletâneas. Lançou seu livro "Dançando com Edu: Devaneios e Reflexões sobre as Danças da Vida", utilizando metáforas sobre o cotidiano para refletir de forma poética a relação entre a dança e sua história. Estreou no mês do Hip Hop o material audiovisual desenvolvido sobre a concepção de Jade Lyrio, que trouxe os textos do livro dançados, encenados e momentos onde o artista é entrevistado falando sobre seus processos de escrita.