Como surgiu

A partir da nossa intenção de articulação, no inicio de 2021, começamos nos reunir com artistas da cena das street dances em São Mateus. Local este onde crescemos, conhecemos a cultura Hip Hop, tão importante para nossos desenvolvimentos e que se tornou parte de nossas práticas pedagógicas. Surge a necessidade de desenvolver uma ação que unissem alguns artistas do território local e vizinhos, com seus projetos e movimentos muitas vezes sem financiamento, mas que resistem à margem do território para que a cultura permanecesse nessas extremidades.

Com a contemplação de Edu Dialético no programa Território Hip Hop, em novembro de 2021, demos início aos encontros de orientações artísticas, produção cultural em dança e rodas de conversas, com participação do coletivo Pratica Vila Bela, Soul Dip e Favela Galeria, sendo realizados de forma presencial e online. Mesmo com a finalização do Programa, decidimos dar continuidade nos reunindo, compartilhando possibilidades, nos ajudando na elaboração de propostas artísticas, fazendo indicação de nossos trabalhos e orientação para editais.

Nas Batalhas

Após alguns encontros entendemos que seria importante não só orientar, indicar e fazer reflexões, mas também criar possibilidades reais onde poderíamos desenvolver nossas propostas.

Nas Batalhas

Foi então que Jade Lyrio, produtora, também agitadora cultural do território e que vinha fazendo orientações nesses processos, propôs a criação e desenvolvimento do projeto “Nas Batalhas” com apoio das Casas de Culturas: São Mateus, São Rafael e Guaianases. O projeto “Pratica Vila Bela” criado por Betta e Aladin foram nossos parceiros na primeira edição de 2022, também os convidados fortalecedores da proposta sendo o Júri formado por: Funk Furlan, Andrei Alves, Elen Soul, Luene e Rafael. Dj's: Jé Versátil e André Beats. Iluminador FL. e Técnico de som Igor.

Desde então o “Nas Batalhas” vem crescendo, alcançando diferentes espaços e sendo protagonista na cena de Hip Hop com o ”Festival Nas Batalhas” realizado no Sesc Verão em Itaquera, “Nas Batalhas Resistência” no Sesc Belenzinho, com diferentes ações nas Casas de Cultura e Sesc’s e sua mais recente Tour pelo Sesc Verão 2024. Todos com intenção de não apenas promover um evento de competição de dança, mas também trazer pontos pertinentes como fundamentos da cultura hip hop, seus princípios histórico como uma cultura afro diaspórica, singularidades presentes na cena atual e as pautas que nos atravessam.

Nas Batalhas

Além das rodas de conversas, aulas abertas de diferentes estilos das street dances e as batalhas com recortes específicos para mulheres, público LGBTQIAPN+, afrodescendentes e indígenas, mantemos a ideia de apoiar os grupos periféricos. Ademais de convida-los para apresentação no festival, continuamos com a proposta na “Beira do Território” com orientação de produção executiva e captação de recursos para que os próprios grupos possam desenvolver suas propostas em espaços culturais. Outra ação são as Collab´s com intervenção de dança em espaços culturais.

Acompanhe as nossas redes sociais

WhatsApp Nas Batalhas
Nas Batalhas www.nasbatalhas.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×